Quintais produtivos, mecanização e barragem garantem autonomia financeira para agricultores familiares de Cruz das Almas


No Assentamento Volta Terra, em Cruz das Almas, 27 famílias de agricultores familiares estão colhendo os frutos do trabalho no campo. Com a implantação de Quintais Produtivos, de uma barragem e mecanização agrícola, eles agora garantem colheitas sustentáveis, melhoram seu rendimento e conquistam uma nova qualidade de vida. A combinação de tecnologia, manejo inteligente e apoio estratégico está provando que o futuro no campo pode ser próspero e promissor.

Os Quintais Produtivos foram umas das muitas entregas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A iniciativa incluiu a aquisição de insumos e equipamentos de infraestrutura para apoiar a produção de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC). O modelo sustentável, que promove um microclima favorável à produção, permite que as famílias colham alimentos o ano inteiro, mesmo com manejo reduzido e em áreas de pequeno espaço.

Para Reinaldo Bastos, um dos beneficiados por essa ação, o apoio da CAR foi fundamental para o sucesso da produção. “Conseguimos expandir. Tivemos acesso a sementes, adubos e insumos e, hoje, produzimos todo o tipo de hortaliça e verdura. Escoamos nossa produção para a cidade de Cruz das Almas, levando alimentos orgânicos para a mesa das pessoas. Isso nos permite contribuir com alimentos de qualidade para as nossas famílias e para a comunidade”, ressalta o agricultor.


Menos Esforço, mais Produtividade

Outro ponto essencial foi a mecanização agrícola. Com a entrega de equipamentos como o tratorito, os/as agricultores/as do assentamento passaram a contar com uma forma mais eficiente e econômica de preparar a terra para o plantio. A tecnologia trouxe alívio ao trabalho manual, reduzindo o tempo de preparo e melhorando a qualidade do solo.

A agricultora familiar, Juscilene Soares, destaca os avanços que o tratorito proporcionou. “Antes, era muito trabalhoso fazer tudo com a enxada. Hoje, com o tratorito, temos mais facilidade, economizamos tempo e a terra fica mais bem preparada. As sementes de hortaliças, amendoim e milho, junto com o adubo que recebemos, qualificaram ainda mais nossa produção. Também conseguimos reduzir os custos com mão de obra, já que a mecanização faz grande parte do trabalho”, explica. Hoje, a renda mensal média da família gira em torno de R$ 6 mil, um marco importante para a comunidade.


Água para produção

Além dos Quintais Produtivos e da mecanização, a construção de uma barragem pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi fundamental para assegurar a continuidade das atividades agrícolas, mesmo em períodos de estiagem. A barragem mudou a realidade de uma área que antes sofria com a falta de água, possibilitando o crescimento das plantações e a recuperação de nascentes.

Para Antônio Almeida, agricultor da comunidade, a barragem trouxe esperança e estabilidade. “Aqui, era um pó seco, ninguém queria este lugar. Mas começamos a trabalhar, renovamos as plantações e até uma nascente voltou a dar água. Não tem nada melhor para a agricultura familiar do que água. Água é vida, não só para a agricultura, mas para tudo que está sobre a terra. Com essa barragem, mesmo sem chover, não falta mais água”, celebra Antônio.

Por: Karoline Meira.

Foto: André Frutuôso

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem